catolicoresp

Apenas defendendo minha fé, e cético em relação aos ateus

Técnica: Você é ateu seletivo!

with 13 comments

Ir para [Índice de Técnicas/Truques Lógicos] – [FAQ] – [Página Inicial]

Essa técnica vem aparecendo bastante no meu Formspring, embora ela já esteja refutada por mais de uma pessoa(Snowball01 e Luciano Ayan) com muita precisão.

Acontece mais ou menos o seguinte:

  • NEO-ATEU: Você também é ateu!
  • REFUTADOR: Como é?
  • NEO-ATEU: Sim, você é ateu como eu! Só que eu acredito em um Deus a menos! Você é ateu em relação a Zeus, Thor, e outros deuses politeístas, por exemplo. Portanto, nós dois somos ateus!

Logo de início de conversa, já se percebe que algo está errado, e o erro é bastante simples. Não existe algo como “ateu em relação a algo”. Ou você é ateu, ou não é. É como ser desmembrado. Eu não posso ser desmembrado em relação ao meu vizinho! Ou eu sou desmembrado, ou não sou. Eu ter um braço menor que o do meu vizinho não faz com que eu seja desmembrado.

Da mesma forma, eu não sou anencéfalo em relação ao meu vizinho(ou ao encéfalo dele), mesmo que meu encéfalo seja 10 vezes menor que o dele. Quem é anencéfalo não tem encéfalo, portanto qualquer analogia de fazer relação com algum outro ser humano não faz sentido.

O ateísmo deve ser observado da mesma forma. Você não pode ser ateu em relação a Zeus! Ou você é ateu, ou não é ateu. O ateu não acredita em nenhum Deus! Se você acreditar em um deus, seja Thor, Zeus, Javé ou qualquer outro, você já não é ateu.

Ou seja, a refutação é simples:

  • NEO-ATEU: Você é ateu, como eu, mas você é seletivo! Você não acredita em Zeus, não é? Viu, você apenas seleciona os deuses em relação aos quais você é ateu!
  • REFUTADOR: Olhe, sua afirmação não faz sentido. Sua mulher é solteira em relação a outros homens? Da mesma forma, não posso ser ateu em relação a determinados deuses.
  • NEO-ATEU: Olha, veja bem, não foi isso o que eu disse…

Enfim, é bastante simples, mas amplamente utilizada.

Conclusão:

Para refutar a técnica, basta mostrar que ateu não é um termo relativo, tal como anencéfalo ou desmembrado. É uma técnica triste, muito triste… Mas fazer o que?

Written by catolicoresp

10/04/2011 às 16:56

Publicado em FAQ, Técnica

Tagged with , ,

13 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Excelente iniciativa! Espero sucesso no seu blog. Acompanharei sempre que puder. Grande abraço!

    snowball01

    10/04/2011 at 17:03

    • Muito obrigado Snow, faça suas críticas também, para que eu possa sempre estar melhorando. Abraço!

      catolicoresp

      10/04/2011 at 18:02

  2. Apesar de mal utilizado, o termo ateu se refere a descrença. Ou seja, você também é descrente com diversos deuses.

    Russel

    10/04/2011 at 20:01

    • Vai na própria Wikipédia. A descrição é clara: “De forma mais ampla, o ateísmo é simplesmente a ausência da crença de que divindades existem”

      Ou seja, “divindades existem”. Se eu acredito em *uma* divindade já é suficiente para que eu não seja ateu. Acho que quem precisa aprender os termos aqui não sou eu, ein?

      Se “ateu” indicasse apenas “descrença”, então poderíamos simplesmente mudar o termo para “descrente”. Aí sim faria sentido. Ateista é a negação direta de Teísta. você está dizendo que eu sou *os dois ao mesmo tempo*, coisa que é impossível(tal como ser desmembrado e ter membros ao mesmo tempo)

      catolicoresp

      10/04/2011 at 20:05

      • Ou ao menos, conhecer a nossa própria língua. Conforme o Aurélio a palavra ateu significa o seguinte:

        Significado de Ateu
        adj. e s.m. Que ou o que nega a existência de qualquer divindade; ímpio. (Fem.: atéia.)

        Ou seja, o índio que acredita em Tupã e em outros deuses, não é ateu coisa nenhuma porque ele não acredita em Jeová. Pois, o indivíduo crê em uma ou várias divindades.

        Curiosa

        12/04/2011 at 10:13

  3. Re-desenhando: Você é descrente, como eu, mas você é seletivo!

    O motivo que te faz descrente de outros deuses, de repente, é o mesmo que me faz descrente do seu.

    Russel

    13/04/2011 at 20:20

    • Essa técnica é manjada também. Eu *tenho* evidências para o meu Deus, e não tenho para os outros deuses. Ver aqui: http://www.formspring.me/catolicoresp/q/2007390070

      Portanto, seus motivos não são os mesmos do meu. Até porque pra você afirmar isso você teria que saber os meus motivos, e você não sabe. No fim das contas, você só tentou ler minha mente(pra variar).

      catolicoresp

      13/04/2011 at 20:41

      • Acho que vc não deu atenção ao: DE REPENTE.

        Quem fala que é leitura mental é você pq vai de encontro com o que vc quer acreditar ou pseudo-refutar.

        Eu não sei pq vc não acredita em Shiva. Mas tudo indica que seja pelo mesmo motivo que eu não acredito em Yahweh.

        Em tempo: ninguém tem evidências comprovadas de nenhum deus. Se tivessem não existiram mais ateus.

        Até quando vc vai ficar postando esse seu link já refutado a décadas de Atemporal, poderoso, inteligente, moral, etc…?

        Russel

        16/04/2011 at 12:47

      • Mais uma vez, perceba que ele não refutou *nada* do que eu disse.

        uem fala que é leitura mental é você pq vai de encontro com o que vc quer acreditar ou pseudo-refutar.
        Eu não li a mente de ninguém. Eu li o que você escreveu. Se talvez fosse aquilo e talvez não, então você nem precisava ter escrito aquilo.

        Eu não sei pq vc não acredita em Shiva. Mas tudo indica que seja pelo mesmo motivo que eu não acredito em Yahweh.
        Em segundo lugar, o seu “tudo indica” veio de onde? Porque se *tudo indica* você precisa de pelo menos uma indicação, até agora não apresentada. Se for a ausência de evidências, eu já refutei o que você disse e citei um link que, inclusive, foi escrito por mim.

        Em tempo: ninguém tem evidências comprovadas de nenhum deus. Se tivessem não existiram mais ateus.
        Mentira. Apresentei as evidências, você não refutou nenhuma delas e continua sem acreditar.

        Até quando vc vai ficar postando esse seu link já refutado a décadas de Atemporal, poderoso, inteligente, moral, etc…?
        Já refutado? Me mostra onde, porque até agora o que você veio fazer aqui foi falar e acusar(acusações que já mostrei serem falsas) sem refutar nada do que eu disse.

        catolicoresp

        16/04/2011 at 18:06

    • E antes que o “russel” venha com aquele papo de “os argumentos pra Deus se aplicam a qualquer outro deus” saiba que tais argumentos se aplicam a seres transcendentais e necessários e essas deuses que você citou não tem tais características,pois são contingentes, físicos e não-necessários

      Livonor

      23/04/2011 at 12:40

  4. Russel, de outra maneira pra ver se você entende:

    Pra começar, vamos definir um termo para designar uma suposta pessoa que não acredita em nada do que a Ciência diz. Vou chamá-lo de “acientífico”, ok?

    Bom, agora vamos pegar duas (ou mais) teorias científicas mutuamente exclusivas a respeito de algo, como a do Big Bang e a do Estado Estacionário.

    Um “acientífico” não acredita em nenhuma delas.

    Você, não. Você acredita na Ciência, então verifica ambas as teorias e vê que a do Big Bang é muito superior. Agora temos um problema: como as teorias são auto-excludentes, ao afirmar uma delas, você está automaticamente negando a outra (ou outras).

    Isso faz de você um “acientífico”? Claro que não!!!

    Ficou claro agora?

    22/04/2011 at 22:37

  5. Boa iniciativa, CatolicoResp. Vou acrescentar o teu blog às minhas listas.

    Grande abraço e bom trabalho.

    Mats

    03/05/2011 at 15:10

    • Obrigado Mats! Tenho que montar uma lista de blogs também… Em breve vou fazê-lo. Abraço.

      catolicoresp

      03/05/2011 at 15:46


Deixe um comentário

