catolicoresp

Apenas defendendo minha fé, e cético em relação aos ateus

Pesquisa em Células Tronco: Porque não?

with 12 comments

Ir para [Igreja Católica] – [FAQ] – [Página Inicial]

Muitas pessoas se perguntam sobre o motivo da Igreja Católica ser contra a pesquisa de células tronco. Em geral, podemos ouvir diversas pessoas dizendo coisas como: “Ah, essa pesquisa podia fazer várias pessoas deixarem seu sofrimento de paralíticas, doentes mentais, etc”.

O primeiro ponto a se entender, é que a Igreja não é contra a Pesquisa de Células Tronco em si. A Igreja é contra a pesquisa em Células Tronco Embrionárias, ou seja, um tipo de células tronco(Ver os tipos na Wikipédia um resumo) e não representam a totalidade das pesquisas. Agora, vamos ao motivo.

A Igreja se opõe a essa pesquisa porque há o assassinato de embriões para que essa pesquisa possa ocorrer. Os embriões usados em tais pesquisas, obviamente, não se desenvolvem. Esse é o grande motivo: A Igreja não é contra a pesquisa de células tronco… A Igreja é contra o assassinato em série ocorrido por causa da pesquisa.

Alguns gostam de responder coisas do tipo:

(A) O embrião não é vivo!

(B) Porque não tirar o doente de seu sofrimento?

Vou comentar sobre esses dois pontos que são os  mais ouvidos por mim.

(A) O embrão não é vivo!

Aqui já temos um problema, pois não há motivo nenhum para acreditar nisso. Alguns dizem que o embrião está num caso de morte cerebral, tal como outros mortos. Se ele te disser isso, a resposta é simples: “Oras, coloque o embrião no local adequado e ele irá se desenvolver. Agora vejamos se o morto irá voltar a vida”.

Você pode, também, perguntar à pessoa que está discutindo contigo o conceito de vida dele. Provavelmente, ele vai apresentar um conceito de vida como o dessa pergunta, aí é só seguir a linha de raciocínio que expus lá. Também vale comparar com outro ser vivo, se ele disser algo do tipo: “Ele não come!”, basta fazer a comparação com uma planta: Ela também não come. Aí ele deve dizer: “Ah! Mas ela obtém seu próprio alimento, o embrião não”… Porém, há animais que usam outros para obter seu alimento(parasitas), nem por isso você os considera mortos.

(B) Porque não tirar o doente de seu sofrimento?

Essa vai pro apelo emocional, e pode vir algo do tipo: “A Igreja é imoral! Ela gosta de perpetuar o sofrimento das pessoas”. Obviamente, isso é uma mentira para qualquer um que conheça a Igreja Católica direito.

Basta falar ao nosso colega que o embrião é um ser vivo e não deve ser assassinado para resolver o sofrimento de outra pessoa. Se alguém for muito chato e estiver te irritando, você ganha o direito de matá-lo por isso? De modo algum. Você está com câncer no fígado, você pode matar uma pessoa com um fígado compatível ao seu para resolver teu problema? Também não. Porque haveria de ser diferente com o embrião?

Conclusão

O grande problema não é a pesquisa em si, e sim o assassinato em massa promovido por tal pesquisa. Dessa forma, a pesquisa vai de encontro direto com a defesa da vida, o bem maior defendido pela Igreja.

Written by catolicoresp

17/04/2011 às 22:07

12 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Valeu cara!

    Depois da trollada sensacional no seu formspring, o cara te entregou o ouro dizendo que as células tronco não aceitáveis pela igreja são SOMENTE as embrionárias.

    Agradeça ao cara pelo menos, tenha o mínimo de reconhecimento e humildade.

    Russel

    19/04/2011 at 16:59

    • Dou os parabéns a ele pelo conhecimento que ele tinha(embora fosse pouco), porque o resto que ele “me contou” eu já sabia.

      catolicoresp

      19/04/2011 at 18:02

  2. […] Em: https://catolicoresp.wordpress.com/2011/04/17/pesquisa-em-celulas-tronco-porque-nao/#comments […]

    • Eu ia me dar o trabalho de responder essa trollada do nosso querido neoateu. Pra começar, ele pelo próprio nome já me diz para não respondê-lo, basta ver o conceito de neo-ateu: http://quebrandoneoateismo.com.br/2010/11/01/quatro-pontos-que-diferenciam-um-ateu-tradicional-de-um-neo-ateu/

      Se o cara já sabe que ele tem essas 4 características(a que mais me assusta é a 1, já que já torna inútil qualquer debate com um neo-ateu) e adimite, porque eu vou discutir isso com ele? O cara *sabe* que é troll. E gosta disso.

      Infelizmente, o formspring está com problemas e não consigo ver as minhas perguntas passadas, mas me lembro claramente de ter escrito(se bobear até na mesma pergunta, que os ateus cortaram a primeira parte!) sobre células-tronco embrionárias… oras, posso até não ter citado as outras, mas se eu fui especificar o tipo de células tronco(embrionárias) é porque eu sabia que havia outro tipo de células tronco: Ou não haveria motivo para a especificação!

      Além disso tudo, não podemos nos esquecer de mais jogo sujo neo-ateista: Eles recortaram claramente a primeira parte da pergunta, na qual eu especificava as células tronco como embrionárias(mesmo sem citar as outras), pegando uma frase completamente isolada e esquecendo-se de todo o contexto do resto da escrita(ora, vejam só! Quem vê acha que é a primeira vez que eles anulam o contexto de frases…). Isso é, no mínimo, vergonhoso.

      Pra finalizar, o cara criou o blog pra me seguir, pelo que percebi… Meu grande fã(não nos esqueçamos de que ele é fã do Snowball também), e é um grande fã do formspring dele mesmo(“O genial formspring.me/neoateu”)… Pessoas desse tipo me assustam. E se não é o próprio neo-ateu, é tão vergonhoso quanto o dono do formspring, pois apoia a trollagem e xingamentos como meio de refutar argumento dos outros.

      O neo-ateu simplesmente xingou-me depois. Reparem que pra refutar meus argumentos ele não escreveu *nada*. Afinal, de quem foi a trollada? Minha ou dele? Pois é… Ainda espero que nosso coleguinha neo-ateu refute meus argumentos, porque até agora ele só deu chiliques, tirou frases minhas de contexto(colocando um novo contexto, inclusive) e me xingou. Argumento que é bom nada. Próximo troll, sim?

      Algum dia vou fazer um post sobre isso, falando sério… Pra mostrar todo o gosto por manipulação e trollagem do querido neo-ateu em questão.

      catolicoresp

      21/04/2011 at 17:21

      • Sem nos esquecer que ele fez questão de lembrar que *eu* fui o trollado da questão logo no início do post. Genial.

        catolicoresp

        21/04/2011 at 17:22

  3. Legal que teu blog tem muitos comentários não é? Kd teus amiguinhos crentelhos para elogiar: muuuuito bom o post! xuuuuper lesgal! É muito divertido!

    neoateismo

    22/04/2011 at 17:52

    • A diferença entre teístas e neo-ateístas é essa. Os neo-ateístas acham que porque os amiguinhos dele vieram babar ovo pro post dele isso significa que o argumento dele é bom.

      Ao contrário de você, não preciso de amigos pra dizer que minha refutação é boa ou pra ficarem me elogiando. Meu trabalho é feito contra o trabalho neo-ateísta e em defesa da minha fé, e não para ser elogiado e louvado por outras pessoas. Que diferença tem se amigos meus disserem que meus textos são bons? Ou então que você venha dizer que ele é ruim? Nenhuma. O texto não ganha ou perde créditos por isso.

      Seus próximos posts serão ignorados.

      catolicoresp

      22/04/2011 at 21:39

    • Argumentos até agora: 0.

      22/04/2011 at 22:57

    • E enquanto isso o blog do neoateu tá cheio de comentários… hahaha!

      Paulistano

      28/04/2011 at 15:19

  4. […] primeiro lugar, eu gostaria de lembrar do meu post sobre Células Tronco(CT), pois ele já nos dá algumas informações importantes nesse tema. Da mesma forma que na […]

  5. […] Células tronco embrionárias: É moralmente incorreto(conforme argumentei, respectivamente, aqui e aqui), porém são legalizados em diversos países do mundo. Ou seja, está incorreto de acordo com a […]


Deixe um comentário

