catolicoresp

Apenas defendendo minha fé, e cético em relação aos ateus

Expelled: No Intelligence Allowed

with 13 comments

Ir para [Página Inicial]

Bom, decidi ver(depois de muito tempo) o filme Expelled: No Intelligence Allowed, com Ben Stein. Os links do filme(legendado) que vi estão no final do post, para quem tiver interesse.

Bom, o vídeo visa mostrar o preconceito contra a idéia de Design Inteligente mesmo que nem mesmo seja apresentada a hipótese de Deus. Tal preconceito está tão forte que professores foram demitidos de seus trabalhos apenas pela menção da teoria em sala de aula!

Percebe-se, pelo documentário, que está havendo um forte bloqueio contra qualquer hipótese de Desingner, e a defesa da Teoria da Evolução, de Darwin, já não é mais somente científica, mas também é uma tentativa de manter o ateísmo funcionando sob a mentira de que a Teoria da Evolução é conflitante com a existência de Deus. O compromisso com a verdade e a liberdade de expressão foram se perdendo para dar lugar aos desejos pessoais de alguns cientistas.

Na parte 9 do vídeo há, inclusive, uma cena um tanto engraçada: Ben Stein entrevista Richard Dawkins, que demonstra acreditar no Desing Inteligente… Dawkins tem, na verdade, um problema com um tipo de Designer: Deus. O que dizer sobre a teoria de Dawkins?

A meu ver, a tese de que alienígenas(por exemplo) implantaram e direcionaram a vida na Terra para ser como ela é não é uma tese que resolve o problema da complexidade da vida. Afinal, os alienígenas também precisam ter evoluído, não é? A tese de que vieram alienígenas e manipularam a vida na Terra, a meu ver, gera mais problemas do que resolve, pois além do problema da complexidade da vida agora temos o problema de encontrar tal vida Extra-Terrestre incrivelmente inteligente.

Não que seja uma teoria impossível, obviamente. Mas o grande foco aqui é: Pporque não avaliar o Desing Inteligente na perspectiva científica? Não estou dizendo que Deus fez isso. Estou dizendo que algo fez isso. Não estou pedindo que, ao aceitar o Design Inteligente eles aceitem uma divindade. Só estou pedindo que avaliem a teoria. No mais, é melhor vocês verem por si sós o vídeo, pois acho que não há nada melhor que ele para perceber a situação problemática que está ocorrendo.

Links:

Parte 1Parte 2Parte 3Parte 4Parte 5Parte 6Parte 7Parte 8Parte 9Parte 10

Anúncios

Written by catolicoresp

26/04/2011 às 14:23

13 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Muito bom o post!
    Tanto que postei esse video no meu blog tmb!
    No meu ver ateus não sabem conversar nada que for sobrenatural,ou trancendente ou místico, etc…
    Porem eles querem conversar sobre isso e conclusão só sai bobagem.Da para se perceber isso em todos os debates de ateus e Teistas o que eu ri muito foi o debate do Willian L.Craig e Peter Atkins muita bobagem para um cientista renomado como ele.Para mim se ele tinha algum credito ele perdeu no debate.
    Abraços

    pardal

    27/04/2011 at 10:55

    • Obrigado, e também acho que a maioria dos ateus(pouquíssimas excessões) não sabem debater o tema.
      Não vi completo o debate de Craig e Atkins, mas as partes que vi foram vergonhosas para ele. Acredito que, tal como Dawkins, Atkins é um grande cientista. Porém, péssimos Filósofos.
      Abraço.

      catolicoresp

      27/04/2011 at 13:38

  2. O design inteligente nem pode ser considerado ciência, na realidade se você considerar é só ver que muitas coisas na natureza não são perfeitas.
    A laringe da girafa, o corpo humano em si tem muitos problemas, etc.

    Eu

    29/04/2011 at 22:13

    • Onde foi que o pessoal do Design inteligente disse que as coisas da natureza são perfeitas? Eles disseram somente que é altamente improvável que isso tenha acontecido por acaso, sem nenhum Designer. O Design inteligente não parte do princípio de perfeição da natureza. É simplesmente a não-crença de que isso tudo realmente aconteceu ao acaso, dados os cálculos de probabilidade.

      catolicoresp

      02/05/2011 at 13:41

  3. Falacia?rs
    Por que se for assim a teoria da evolução tambem não pode ser conciderado ciência por que a origem das especies nao explica a origem da vida.

    pardal

    02/05/2011 at 15:55

    • Pardal, nesse ponto discordo de você. A Teoria da Evolução não foi apresentada para evidenciar a origem da vida, mas como ela se tornou de modo a ser como é atualmente. Não faz sentido aplicar a Teoria da Evolução anteriormente à Primeira Célula Viva.

      Não que isso faça que a Evolução aleatória seja mais provável, ou então que faça com que a origem da vida seja irrelevante. Na verdade, a Origem da Vida é explicada pelo Design Inteligente, a meu ver, com muito mais precisão do que qualquer outra teoria científica atual(uma lama que gerou o resto da vida). Ou seja, a Teoria da Evolução explica o que ela propõe-se a explicar, e o Design Inteligente vai um “pouco” mais além.
      Continuo achando o Design Inteligente muito mais provável que uma Evolução cega, principalmente se considerarmos a Origem da Vida. Em relação ao Design Inteligente, a Evolução é menos completa.

      catolicoresp

      02/05/2011 at 18:13

      • Talvez me expressei mal!rs
        Não estou afirmando que a teoria da evolução é ciência por não explicar a origem da vida… foi uma maneira sarcastica a falacia que ele aplicou!
        Eu:¨O design inteligente nem pode ser considerado ciência, na realidade se você considerar é só ver que muitas coisas na natureza não são perfeitas.¨
        Se fosse usar o mesma falacia seria algo como eu citei:Por que se for assim a teoria da evolução tambem não pode ser conciderado ciência por que a origem das especies nao explica a origem da vida.
        Não é uma afirmação em si!rs

        pardal

        02/05/2011 at 18:34

      • Verdade, falha minha… Não tinha percebido o sarcasmo. Nesse caso a analogia é válida, pois os dois se valem de informações que não são propostas por nenhuma das duas teorias(a Teoria da Evolução não propõe a Origem da Vida e o Design Inteligente não propõe que a Natureza é perfeita). Entendi certo agora? =)

        catolicoresp

        02/05/2011 at 18:49

      • Certo!rs
        Abração e mais uma vez parabéns pelo trabalho!
        God bless you

        pardal

        02/05/2011 at 18:57

      • Agradeço o elogio. Deus te abençoe também. Abraço.

        catolicoresp

        02/05/2011 at 22:24

  4. Corrigindo

    Não estou afirmando que a teoria da evolução¨NÃO¨ é ciência por não explicar a origem da vida…

    pardal

    02/05/2011 at 18:35

  5. eu queria saber qual a sua opinião sobre o designe tomístico, ele e o designe inteligente teísta são idéias auto-excludentes?

    Livonor

    06/05/2011 at 18:23

    • Olha, não acho que sejam auto-excludentes não(pelo que pesquisei e descobri do Design Tomístico), mas creio que o Design Inteligente é mais provável com a manipulação de Deus ao longo do tempo(Ex.: Evolução), embora algumas condições já fossem estabelecidas logo de princípio(Ex.: Constante gravitacional).

      catolicoresp

      06/05/2011 at 18:33


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: