catolicoresp

Apenas defendendo minha fé, e cético em relação aos ateus

Jesus: Um grande Mestre de moral?

with 3 comments

Ir para [FAQ] – [Página Inicial]

Essa pergunta acontece algumas vezes. Poderia Jesus ter sido, ao invés de Filho de Deus, apenas um Grande Mestre de Moral? Ou então um Espírito Evoluído?

Será? Temos que ver como foram as afirmações dele… Ele dizia ser Filho de Deus. Ele perdoou o pecado de Maria Madalena, adúltera.  E, para finalizar, ressuscitou dos mortos. Que tipo de grande mestre de moral fez isso? A afirmação de que o Cristianismo teria sido inventado(inclusive os milagres) foi refutada(embora não em todos os aspectos possíveis) aqui e, além disso, não é o foco de discussão desse post. Até porque é possível chegar à mesma conclusão se ignorarmos a ressurreição.

Logo de início temos um problema sério em se afirmar que “Jesus era um Grande Mestre de moral”, pois ele teria que ser mentiroso, o que já entraria em conflito com essa definição. Porque precisaria ser mentiroso? Oras, ele dizia ser Filho de Deus! Obviamente, o mesmo problema se repete para o Espírito Evoluído. Esse Espírito Evoluído teria vindo à Terra para nos ensinar várias coisas e se esqueceu da coisa mais básica: Dizer quem ele era. Ou pior: Ele errou a coisa mais básica. Ele não só esqueceu de dizer que era somente um Espírito Evoluído, ele disse que era o Filho de Deus, que é algo bem diferente.

Após isso temos a parte em que Jesus perdoa Maria Madalena. Imagine só essa cena: Você traiu seu(ua) marido(mulher) e vem um cara qualquer, que você nunca viu, do meio da multidão e se coloca ao seu lado, te protegendo do tradicional apedrejamento e lhe diz: “Eu te perdôo!”. Imagino o que se passou na cabeça de Maria Madalena: “Como é? Eu não fiz nada contra você! Está me perdoando do que, maluco?”, pois Jesus só tem como perdoá-la se ela tiver feito algo contra ele. No caso, ela o ofendeu traindo o marido dela. Então Jesus só poderia ser o Filho de Deus para ter recebido essa ofensa: Um Espírito Evoluído não se sentiria ofendido, e muito menos um Grande Mestre de Moral…

Daí chegamos à ressurreição. Um Grande Mestre de Moral não ressuscitaria dos mortos. Ele simplesmente teria feito como todos os outros: Morrido.

Conclusão:

Afirmar que Jesus era apenas um Grande Mestre de Moral ou um Espírito Evoluído não faz sentido. Ou você diz que Jesus era quem dizia ser(Filho de Deus) ou que ele era um completo maluco, como diria C. S. Lewis: Um homem tão maluco quanto alguém que se declara um ovo frito(No livro “Mero Cristianismo”).

Anúncios

Written by catolicoresp

07/05/2011 às 17:17

Publicado em FAQ

Tagged with , , ,

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Que Jesus Histórico existiu isso é fato!
    Ninguem faria o que Jesus fez por nós!
    E se Jesus não é quem ele dizia que era o Cristianismo não faz sentido!
    As vidas dos apostolos não teria sentido,os mártires não teria sentido!
    Jesus disse:¨Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida!

    pardal

    10/05/2011 at 08:07

  2. Olá!

    Um detalhe que me chamou a atenção neste artigo é que a cena que você pede para imaginar no paragrafo 4° (o “Eu te perdôo!”) não se trata do que consta no relato biblico, em joão 8 Jesus disse algo como “Nem eu te condeno”. O perdão pode vir através de Jesus (a quem crê), mas o proprio não se proclamou o juiz que dá a condenação ou absolvição. Quando na cruz ele pediu ao Pai que perdoasse os demais, ou seja, não vejo Jesus como o poder de juiz.

    Sobre sua conclusão, porque o filho de Deus não pode ser entendido como o espirito evoluido e moral, possuindo assim todas as qualidades que um ser moral tem em si? Realmente não entendi a razão neste “ou um ou outro” de se ter que entende-lo como você acredita ou como o C. S. Lewis acredita.

    Um abraço e fiquem com Deus.

    Johan

    30/05/2011 at 01:24

    • Não é “ou um ou outro”, Jesus era um grande mestre de moral. O objetivo aqui é mostrar que Cristo não era isso, entende?

      Porque a maioria, quando afirma que Jesus era um “Grande Mestre de moral” o faz para retirar a divindade de Cristo.

      catolicoresp

      30/05/2011 at 13:41


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: