catolicoresp

Apenas defendendo minha fé, e cético em relação aos ateus

Técnica: Mundo de 6.000 anos?!

leave a comment »

Ir para [Índice de Técnicas/Truques Lógicos] – [Página Inicial]

A técnica apresentada hoje é uma tentativa de ridicularização por parte dos neo-ateístas, já respondida pelo Snowball. Em geral ele levantará e simplesmente dirá:

  • NEO-ATEU: Ah, deixe de ser burro! Pra que dar ouvidos a esse imbecil que acredita em um mundo de 6000 anos?! Fala sério, nunca ouviu falar de Evolução não?

Ou seja, o neo-ateu parte do princípio que todo cristão precisa acreditar em um mundo de 6000 anos. A justificativa? Ele diz ser o Gênesis, conforme a Criação é apresentada, nesse livro, em 7 dias(daí a importância, pro neo-ateu, de citar a Evolução). Outras variações incluem os animais falantes, mas recaem no mesmo erro do qual falaremos a seguir.

No fim das contas, é bastante parecido com a argumentação do meu post Técnica: Teoria da Evolução refuta Deus(ou a Bíblia), já que prega a inerrância Bíblica como ponto fundamental(para ler mais sobre esse assunto consulte o post citado) pros cristãos, mas não é bem assim que funciona. É necessário lembrar que a Bíblia também tem histórias em sentido metafórico.

Não é raro que o neo-ateu, em um momento de raiva, ataque a idéia de metáforas dizendo que ela só surgiu após a aparição de tais idéias, ou seja, seria a religião se adaptando à Ciência. Mas isso é uma tremenda mentira, uma vez que muito antes de se imaginar a Teoria da Evolução Santo Agostinho já dizia que os dias do Gênesis não precisavam ser literais, mas metafóricos. Ou seja, ele tenta impor a idéia dele de interpretar a Bíblia literalmente e ainda tenta ridicularizar o adversário. No fim das contas, ele criou somente um espantalho e não atingiu o outro argumentador.

Sem contar que essa idéia não refuta, de forma alguma, a existência de Deus. Trazendo apenas para o Teísmo, e não para o catolicismo, mesmo se a Bíblia fosse completamente errada isso não seria uma evidência contra a existência de Deus nem de longe. Isso apenas indicaria que… A Bíblia é errada, nada mais que isso. A existência de Deus não depende da Bíblia. Tanto é assim que há outras crenças em divindades(até mesmo com características semelhantes à do Deus da Bíblia) que independem totalmente da veracidade Bíblica: Mesmo que se refute todos esses livros, você ainda precisaria argumentar contra a existência de Deus e refutar argumentos como o Argumento Cosmológico de Kalam para poder dizer que Deus não existe.

No fim das contas, o debate ficaria mais ou menos assim:

  • NEO-ATEU: Ah, deixe de ser burro! Pra que dar ouvidos a esse imbecil que acredita em um mundo de 6000 anos?! Fala sério, nunca ouviu falar de Evolução não?
  • REFUTADOR: De onde você tirou a idéia de que acredito em um mundo de 6.000 anos? Eu nunca disse que  a Bíblia era um livro literal, você que está partindo desse princípio. Além disso, a Bíblia não está aí para fornecer verdades científicas, quem está tentando fazer isso é você. Ou seja, você está atacando um espantalho e nem de longe está me atingindo.

Conclusão:

O mundo de 6.000 anos não é necessário para o Teísmo e nem para o Catolicismo, pois não há defesa(necessariamente) da inerrância Bíblica em nenhum dos dois casos(qualquer um que fizer defesa de tal postura é que deve defendê-la, e não todo e qualquer Teísta). Basta mostrar ao neo-ateu que ele apenas criou um espantalho que não representa a sua postura que o neo-ateu perde a sua argumentação.

Anúncios

Written by catolicoresp

19/07/2011 às 15:32

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: