catolicoresp

Apenas defendendo minha fé, e cético em relação aos ateus

Técnica: Deus é um hipócrita

with 2 comments

Ir para [Índice de Técnicas/Truques Lógicos] – [Página Inicial]

Ao ler a Bíblia, alguns neo-ateus se revoltam com algumas atitudes de Deus, principalmente quando nos referimos a morte de pessoas devido a algum tipo de desrespeito à Deus. Geralmente temos algo mais ou menos assim:

  • NEO-ATEU: Ah, se a Bíblia é verdade e Deus existe, então Ele não é perfeito! Ele é, na verdade, um grande hipócrita! Olhe aqui [cita versículos], Ele mata pessoas quando Ele mesmo deu o mandamento “não matarás”.

Para ver que a técnica é falha, basta lembrar de como funcionam as Leis de Deus. Ele passou, de fato, claramente o Mandamento “não matarás”, mas para quem Ele deu tal mandamento? Obviamente, o mandamento foi dado a nós, seres humanos, pois estamos todos em pé de igualdade(eu e você somos iguais perante Deus). Contudo, essas regras não podem valer para Deus porque Ele é superior a nós.

Não está convencido? Vou dar um exemplo para que fique mais claro.

Imagine uma escola de maternal, e as crianças usam tesouras algumas vezes. Preocupado com a segurança dos alunos, o diretor se reúne com os professores e eles definem que os alunos não poderão trazer tesouras com pontas para a escola, evitando que se machuquem. Assim decidido, manda-se uma circular para os pais comunicando a  nova norma.

Daí a um mês, uma mãe vai conversar com o diretor da escola, e ao entrar na sala vê uma tesoura com ponta na mesa do diretor. O que uma pessoa normal faria? Absolutamente nada, afinal o diretor está em um nível superior ao dos alunos. Contudo, aplicando a prática neo-ateísta exposta nessa técnica, o que a mãe faria? Começaria imediatamente a esbravejar: “Seu hipócrita! Proíbe as crianças de usar as tesouras com pontas e as usa, não é?! HIPÓCRITA!”. Eu, particularmente, não ficaria surpreso se uma mulher que fizesse isso fosse levada ao hospício.

Aqui alguns poderiam até entrar com a objeção de que os 10 Mandamentos não foram enviados aos homens somente, mas a Deus também. Para ver se isso faz sentido, precisamos avaliar apenas alguns mandamentos: Honrar pai e mãe, por exemplo. Como os neo-ateus esperam que Deus honre pai e mãe se Ele não os possui? Ou não roubarás. Não roubará de quem, se tudo é Dele?

Essa objeção não faz sentido nenhum. Os mandamentos foram claramente dados aos homens, e Deus não está sujeito a tais Mandamentos. A refutação se torna, então, bastante simples:

  • NEO-ATEU: Deus é um hipócrita, pois não segue os próprios mandamentos!
  • REFUTADOR: Que sentido tem isso? Deus deu os mandamentos aos homens, e não a si mesmo! Ele é superior a nós, então não está sujeito a tais mandamentos.

Conclusão:

 A acusação neo-ateísta de que Deus é um hipócrita não faz o menor sentido, uma vez que seus mandamentos foram dados aos homens e Deus é um ser superior aos demais. Assim sendo, chamar Deus de hipócrita é como fazer o que a mãe do exemplo fez: Passar-se por maluca. Não faz sentido nenhum fazer tais reclamações. A fraude é muito simples e por isso tem uma forma muito simples de refutação.

Anúncios

Written by catolicoresp

26/07/2011 às 09:55

Publicado em Técnica

Tagged with , ,

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Como esses ateus são hipócritas! Impedem seus filhos menores de idade de dirigir mas eles mesmos dirigem!!! 😉

    criticareligiosa

    26/07/2011 at 10:58

  2. O pior é que os militantes ateus, ao criticarem Deus, estão-se a colocar num nível ACIMA Dele, o que é perfeitamente ridículo.

    Mats

    26/07/2011 at 16:00


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: