catolicoresp

Apenas defendendo minha fé, e cético em relação aos ateus

Técnica: Ciência/Deus nas lacunas

with 3 comments

Ir para [Índice de Técnicas/Truques Lógicos] – [Página Inicial]

Imagino que quase todos(senão todos) conhecem a expressão “Deus nas lacunas”. Antes de ver a técnica em si, vamos à definição de Deus nas lacunas.

Deus nas lacunas seria a tentativa de Teístas em colocar Deus nas coisas que a Ciência não explicava. Como assim? Simples. Via-se um determinado fenômeno, como por exemplo a chuva, e não tinha-se nenhuma explicação para aquilo. Dessa forma, eles concluíam que Deus havia feito aquilo.

Agora sim vamos à técnica. O que seria a Ciência nas lacunas? Algo parecido com o Deus nas lacunas. O neo-ateísmo atual usa-se muito disso. Ao ver que as coisas estão ficando feias  pro lado deles, o neo-ateu vira pro Cristão e diz algo do tipo: “Ah,  isso a Ciência ainda vai explicar, pode ficar tranquilo”.

Onde essas afirmações são  mais frequentes? Em debates de Design Inteligente contra Evolução, por exemplo. O Teísta que defende o Design Inteligente apresenta algumas falhas na Evolução, às quais o neo-ateu responde dizendo que a Ciência pode ainda não ter explicado, mas irá explicar com o passar do tempo.

Qual o problema disso? Afinal, a Ciência já não mostrou que diversas coisas antes não explicadas agora são explicadas? Porque essas não podem ser explicadas futuramente? Observe que não estou dizendo que o problema nunca irá ser resolvido, eu disse que não é possível que se afirme algo do tipo “A Ciência há de explicar”. E digo isso por um motivo bastante simples: Isso impossibilita discussões.

Por exemplo, o ateu diz: “A Ciência há de provar que Deus não existe”. O Teísta vira para ele e responde: “A Ciência há de provar que Deus existe”. Acho que agora o problema está mais esclarecido. Atualmente, essa técnica vem sendo usada com bastante frequência, e cabe ao Teísta desmascarar o neo-ateu que tenta utilizá-la. Ao meu ver, o modo mais simples e eficiente de fazê-lo é simplesmente repetir na mesma moeda, conforme o exemplo citado nesse mesmo parágrafo, pois o neo-ateu fica sem ter o que dizer: Fica a palavra do Teísta contra a dele.

Daí é só pedir que o neo-ateu se atenha aos fatos que nós temos, e não aos que desejamos ou que possivelmente venhamos a ter.

Anúncios

Written by catolicoresp

29/07/2011 às 09:22

Publicado em Técnica

Tagged with , ,

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Solução simples e eficaz para uma técnica tola.

    Meigoz

    29/07/2011 at 18:43

    • Vai ao blog do Mats e vais ver o que é o Deus das lacunas….

      joao melo de sousa

      03/08/2011 at 09:06

      • Talvez sim, talvez não. Li poucos posts de lá, até porque não me interesso muito por ir correndo atrás do Criacionismo, já que não o vejo como uma base cristã.

        catolicoresp

        03/08/2011 at 13:27


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: