catolicoresp

Apenas defendendo minha fé, e cético em relação aos ateus

Técnica: Coisas extraordinárias exigem evidências extraordinárias

with one comment

Ir para [Índice de Técnicas/Truques Lógicos] – [Página Inicial]

Essa técnica é uma das mais interessantes, uma vez que torna praticamente impossível convencer o neo-ateu da existência de Deus. Esse argumento baseia-se em uma premissa bastante simples, mas que gera alguns sérios problemas no debate: “Coisas extraordinárias exigem evidências extraordinárias”.

O erro dessa argumentação é bastante simples, mas nem sempre  é fácil de perceber. Façamo-nos uma pergunta: O que é extraordinário? Algo fora do comum, que nos surpreende, certo? Contudo, eu não me surpreendo nem um pouco com a possibilidade da existência de Deus, não me é algo extraordinário.

Acho que fui rápido demais, vou dar um exemplo para facilitar o entendimento. Lembre-se de sua avó tricotando. Muitas vezes aquilo pode ter lhe parecido algo incrível, extraordinário, mas era a coisa mais simples do mundo para a sua avó. Pergunta: Qual dos dois estava certo? Não acho que seja o caso de darmos razão a um deles e tirar do outro. Ora, a complexidade e “extraordinariedade”(se é que existe tal palavra) de algo dependem de um referencial.

Dessa forma, o Teísta pode considerar a hipótese da não-existência de Deus algo extraordinário, tal como o ateu pode achar que a hipótese da existência de Deus algo extraordinário. Qual dos dois está correto? Não creio que possamos colocar um dos dois como o certo da questão: O que é ou não extraordinário cabe a você mesmo decidir.

Além disso, é interessante lembrar que você não precisa de evidências extraordinárias para muitos eventos extraordinários. Eu acredito que, no mundo atual, ninguém(pelo menos não aqueles que frequentam esse blog) ache um vídeo algo extraordinário… Contudo, se eu te disser que cerca de 20 pessoas(se eu contei bem) sairam de dentro de um só carro, você acreditaria? A princípio, seria algo totalmente extraordinário, a meu ver. Agora um simples vídeo pode servir de evidência(se você acreditar na minha honestidade, obviamente)! Vejam esse vídeo. Não parece muito mais plausível? E não apresentei nada extraordinário.

Conclusão:

Acho que consegui explicar o que queria, e mostrar que tal argumento sobre evidências extraordinárias não é muito bom para se usar pelo simples motivo de que a definição de algo ser extraordinário ou não é totalmente relativa.

Written by catolicoresp

19/08/2011 às 20:26

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.


Deixe um comentário

