catolicoresp

Apenas defendendo minha fé, e cético em relação aos ateus

Técnica: Deus não tem noção da relação custo-benefício

leave a comment »

Ir para [Índice de Técnicas/Truques Lógicos] – [Página Inicial]

Essa técnica é bastante engraçada sobretudo pelo seu próprio uso por parte dos neo-ateus que a usam como uma tentativa de ridicularizar o Teísta. Ela é bastante simples: O neo-ateu se depara com o  imenso tamanho do Universo e compara-o com a Terra, por exemplo, e diz que somos estupidamente pequenos. Dessa forma, Deus não teria noção da relação custo-benefício: O Universo seria muito grande para que apenas nós vivêssemos nele. A conversa pode vir mais ou menos dessa forma:

  • NEO-ATEU: Ah, esse seu Deus só pode ser um completo retardado. Pra que criar um Universo tão grande se nós só precisávamos do Planeta Terra para viver? Ele não tem noção da relação custo-benefício não?

Qual o problema com essa técnica? Simples: Para haver uma relação custo-benefício é necessário que haja custo. Qual o custo de Deus? Ele não gasta dinheiro, Ele não se sente cansado – pois não tem energia, já que o cansaço só faz sentido se houver gasto de energia -, Ele que criou a matéria… Ou seja, a crítica do neo-ateu não faz sentido, pois não há nenhum custo, para Deus, envolvido no processo de criação do Universo, fazendo com que a relação custo-benefício não tenha sentido  nenhum.

O máximo que já vi alguns neo-ateus refutarem se refere ao Gênesis quando há a afirmação de que Deus descansou no 7º dia, ou seja, ele poderia se cansar. A única coisa que precisa ser feita aqui é lembrá-lo que o Gênesis não precisa ser literal, conforme o neo-ateu deseja, mas eu não preciso adotar essa atitude simplesmente porque há um neo-ateu exigindo que eu o faça. Se o neo-ateu considera o Gênesis um livro literal, então ele(e aqueles que concordarem com ele) que arque com essas consequências, mas peço que me deixe fora dos pensamentos dele: Eu não tenho a obrigação de adotar a defesa do Gênesis literal, pois não defendo essa postura.

Conclusão:

O máximo efeito que essa técnica pode provar são as risadas, mas nada além disso. A relação custo-benefício só pode ocorrer se há algum custo. Se não houver custo, não pode haver uma relação custo-benefício, estando refutada a crítica do neo-ateu.

Anúncios

Written by catolicoresp

23/08/2011 às 15:48

Publicado em Técnica

Tagged with , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: